CUT FITTEL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PARABÉNS AO DIA DO (A) TELEFONISTA

PARABÉNS ao dia do (a) telefonista

29/06/2011

No dia 29 de junho, comemoramos o dia do (a) telefonista. O telefone foi inventado, em 1876, o mundo conheceu uma revolução nos meios de comunicação. No início, apenas algumas empresas tinham o privilégio de ter um aparelho telefônico, mas pouco a pouco, essa novidade deixou de ser exclusividade e se popularizou.

Escrito por: Fittel

Foi nessa época que surgiu uma nova categoria profissional: a (o) telefonista.

Nos primórdios da telefonia, onde as centrais telefônicas não contavam com mais de vinte ou trinta assinantes, era essa (e) profissional quem completava as ligações.
Com o passar dos anos, a telefonia tornou-se acessível a mais pessoas, em conseqüência do avanço tecnológico.

Com o crescimento das centrais telefônicas, mais telefonistas foram contratadas (dos) para atender a enorme demanda. Hoje os sistemas modernos de telefonia são automáticos, dispensando em parte a intervenção da (do) telefonista para a realização de chamadas telefônicas. Porém, a telefonista continua sendo um cargo indispensável nas empresas.

O cargo de telefonista também se modernizou e se expandiu, chegando hoje à executar esta atividade profissional nos "modernos" Call-Center`s (Tele operadores) que executam tarefas semelhantes, sob novas tecnologias. A primeira comemoração do Dia da Telefonista foi em 29 de junho de 1956, dia de São Pedro. Popularizou-se que o Santo tem as chaves dos céus e as da comunicação estão, certamente, com a (o) telefonista.

A Fittel e os Sindicatos filiados parabenizam a todas (os) as (os) telefonistas.

A luta continua companheiras (os).

Agora é pela regularização da profissão de tele operador (a) de Call-Center`s.


 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
DIEESE Rede brasil Atual
FITTEL

©2012 - www.fittel.org.br - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações - FITTEL