CUT FITTEL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTTEL/PB REALIZA II CONETTEL

SINTTEL/PB REALIZA II CONETTEL

22/09/2011

O Sinttel-PB realizou neste final de semana o II Conettel, no Convento Marista na cidade de Lagoa Seca. Os participantes assistiram e debateram sobre diversos temas como privatizações, políticas públicas para mulheres e sobre a nova conjuntura nacional.

Escrito por: Sinttel/PB

O Congresso foi aberto pela presidenta do Sinttel-PB, Luzenira Linhares que enfatizou a importância do evento para a categoria e também agradeceu a presença dos trabalhadores (as). Na solenidade de abertura também estavam presentes o Secretário de Relações de Trabalho da CUT, Gilberto Paulino; a Secretária de Formação da Fittel e dirigente do Sinttel-RN, Audinete Araújo e o Vice-presidente da AAPT, José Marinaldo Leite.

Logo após a solenidade de abertura foi iniciada as palestras do professor da UFCG e Sociólogo, Roberto Véras que abordou a análise de Conjuntura Nacional, as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores hoje com a precarização do trabalho. A segunda palestra foi do cientista social, Sávio Cavalcanti, que falou do processo de privatizações nas empresas de telecomunicações que aumentou a jornada de trabalho, diminuiu a renda do trabalhador e, consequentemente, aumentou o lucro das empresas do setor. Por fim, o secretário da CUT, Gilberto Paulino fez uma análise de conjuntura no parâmetro estadual.

O segundo dia de congresso foi marcado por palestras e grupos de discussão. Pela manhã foi realizada a aprovação do Regimento Interno e logo em seguida a palestra de Nésia Gomes da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Município de João Pessoa (CPPM/PMJP). Ela abordou as políticas realizadas pela prefeitura e os avanços alcançados pelas trabalhadoras. De acordo com a palestrante a população paraibana é formada em sua maioria por mulheres que, em sua grande maioria trabalham com carteira assinada embora ainda exista uma diferença salarial entre homens e mulheres. Além disso, Nésia Gomes apresentou as diversas ações de políticas públicas desenvolvidas pela CPPM/PMJP como a criação do Empreender com crédito para mulheres, o sindicato das trabalhadoras domésticas, ações de saúde para as mulheres servidoras, entre outras. “Nosso objetivo é estimular a participação das mulheres nas ações políticas”, informou Nésia.

O período da tarde foi dedicado à discussão e sistematização do diagnóstico do trabalho no setor de telecomunicações. Os participantes foram divididos em grupos (operadoras, terceirizados e aposentados) para realizarem a leitura do diagnóstico e apontar dúvidas, sugestões e/ou adicionar informações ao arquivo. Ao final das atividades os participantes puderam se confraternizar com muita música.

Durante o último dia do II Conettel os grupos, através dos seus relatores puderam apresentar suas sugestões e dúvidas sobre o diagnóstico para os demais participantes. Após os debates, a presidenta do Sinttel-PB, Luzenira Linhares apresentou um balanço parcial da gestão 2010/2013, as ações desenvolvidas e o que o sindicato pretende realizar nos próximos anos como a realização do III Encontro de CIPAS, promover mais participação dos dirigentes em atividades formativas da CUT, realizar palestras que abordem a realidade do trabalhador, além de campanhas de filiação, divulgação da comunicação do Sinttel-PB com a promoção do portal e do twitter, entre outras.

O II Congresso Estadual dos Trabalhadores de Telecomunicações da Paraíba encerrou com a avaliação dos participantes sobre os três dias de eventos. Todos enfatizaram a importância do congresso para o setor, avaliaram de maneira positiva as escolhas das palestras e palestrantes e que é, através do Conettel que todos conseguem conhecer melhor as atividades de cada setor, seus problemas e o que cada um tem alcançado de benefícios e melhorias.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
DIEESE Rede brasil Atual
FITTEL

©2012 - www.fittel.org.br - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações - FITTEL